Projetos em Andamento

Projetos em Andamento

Biotupé: Estudo do meio físico, diversidade biológica e sociocultural da RDS do Tupé, Manaus-AM.

Projeto que deu origem ao grupo de pesquisas Biotupé e foi o nosso primeiro projeto desenvolvido na RDS do Tupé, desde 2002, com financiamento do CNPq, através do Projeto Norte de Pesquisa e Pós-Graduação. Programa que foi descontinuado. Após os dois primeiros anos financiados pelo CNPq, as pesquisas e atividades no âmbito deste projeto têm sido financiadas através dos projetos institucionais do INPA. Inicialmente através dos PPIs e hoje pelos projetos Institucionais.

area-tupe.jpg

Conservação e Uso Sustentável dos Recursos Florestais Não Madeireiros na RDS do Tupé, Manaus-AM.

A população rural, especialmente a que habita as florestas e arredores, depende dos produtos florestais não madeireiros (PFNM) para vários níveis de uso: - Necessidades de subsistência: os PFNM suplementam a produção agrícola por meio de insumos nutritivos essenciais, ervas medicinais, palhas, etc.; - Geração de renda e emprego: a colheita comercial de alguns PFNM, como as plantas medicinais, óleo-resinas, gomas, bambus, etc. têm aberto novas áreas e oportunidades.

BANCO DE DADOS: Gerenciamento, Análise e Disponibilização dos Dados Sobre a RDS e o Projeto Biotupé

A criação de bancos de dados por projetos que envolvem a coleta e o estudo de espécimes biológicos, as espécies a que pertencem e os locais em que ocorrem, constitui-se num pré-requisito indispensável à conservação e uso sustentável dos recursos naturais. Contudo, o volume de dados oriundos de levantamentos ecológicos de campo demanda o desenvolvimento e aplicação de novas técnicas e instrumentos para seu armazenamento, recuperação, análise e disseminação.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer