Biotupé Inagurará Estação Científica no lago Tupé

estacao-cientifica2.jpg

Biotupé Inaugurará Estação Científica no lago Tupé

 

O projeto Biotupé inaugurará uma Estação Científica no lago do Tupé, na Reserva de Desenvovlimento Sustentável do Tupé (RDS Tupé),  zona rural do município de Manaus.

Esta Estação é uma infraestrutura de apoio à atividades de ensino, pesquisa e extensão. A Estação foi projetada para causar o menor impacato possível ao ambiente, utilizando técnicas construtivas adequadas e tecnologias e sistemas apropriados para coleta e tratamento de esgotos, captação de água da chuva e uso exclusivo de energia solar. Outro objetivo do projeto de construção desta Estação é que sirva como centro demonstrativo de tecnologias apropriadas para uso em construções em áreas similares na Amazônia.

A Estação é dotada de dois dormitórios para cerca de 10 pessoas (em rede ou colchonetes), cinco banheiros/sanitários, área de serviço, cozinha, depósito, laboratório e espaço comunitário para refeitório, reuniões/aulas.

A construção é majoritariamente em madeira e o telhado utiliza telhas de barro para proporcionar um conforto térmico mas adequado às condições climáticas regionais.

A construção desta Estação e os equipamentos, mobiliários e utensílios lá existentes foram financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), através do Edital 14/2004 do Programa de Infraestrutura para o Desenvolvimento de C&T no Amazonas. Além disso, através de convênio, o local para a construção foi cedido em comodato pela Prefeitura de Manaus, através da SEMMAS, gestora da RDS.

A solenidade de inauguração da Estação ocorrerá na manhã do primeiro dia do VIII Workshop do Biotupé (19/11), através do descerramento de placa inaugural.

A utilização da Estação terá programação semestral. Para o agendamento o Projeto Biotupé abrirá edital para submissão de propostas para o uso deste espaço. A Estação está sendo utilizada para apoio às atividades de pesquisa de estudantes e pesquisadores do Biotupé ou em atividades de ensino, extensão. Mas o Biotupé pretende com este procedimento otimizar sua utilização, proporcionando a outros grupos e instituições a utilização desta infraestrutura, financiada pelo Governo do Estado, através da FAPEAM, com dinheiro do contribuinte.

As instalações da Estação, atendendo as finalidades para as quais foi construída, não será em hipótese alguma cedida para a utilização por partidos ou grupos religiosos ou para atividades de lazer.

O Projeto Biotupé convida a todos para a solenidade, participação no workshop e para visitar e conhecer a RDS do Tupé, para tanto faz-se necessário solicitar autorização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS).

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer