Biotupé reinicia atividades nas comunidades da RDS do Tupé

barco-pagina.jpg

 

Biotupé reinicia atividades nas comunidades da RDS do Tupé

O Biotupé, através do projeto “Saberes Locais”, reiniciará suas atividades de ensino, pesquisa e extensão nos dias 7, 8, e 9 de janeiro na comunidade do Julião, na RDS do Tupé. Nestas atividades, além de integrantes do Biotupé, estarão participando estudantes do PET da agronomia da UFAM, o que totalizará cerca de 30 pessoas.

As atividades programadas incluem a retomada do curso prático de Agroecologia para os comunitários, segundo módulo; implantação de um SAF demonstrativo; retomada dos trabalhos com os PIBIC Jr. Escola municipal Canaã II (10 bolsistas), atividades lúdico/educativas com as crianças, relacionadas ao tema principal das atividades que é o SAF, reunião com os pais dos estudantes de iniciação científica Jr., e os próprios estudantes, para planejamento das atividades deste ano.

Além do projeto “Saberes Locais” o Biotupé desenvolve nesta comunidade os projetos: “Produtos Florestais não Madeireiros” (FAPEAM), “Água e Saúde” (CNPq), “IQSA” (CNPq) e iniciará o projeto de “Adubação Verde”, recentemente aprovado no edital Universal do CNPq. Além desses projetos os estudantes de iniciação científica Jr., desenvolvem seus projetos individuais também nesta comunidade, sendo cinco (5) bolsistas do programa da UFAM e cinco (5) do INPA, todos financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

A partir desta retomada as atividades do Biotupé se intensificarão durante todo este ano, inclusive com a próxima atividade já programada para o período de 28 de janeiro a 01 de fevereiro, quando ocorrerá uma campanha de coleta de dados nas comunidades do Julião, Livramento, São e Tatulândia, atividade do projeto “Caracterização sócio-econômica, demográfica e ambiental da população residente na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Tupé” (IQSA). Esta expedição de campo contará com a participação de 23 estudantes da PUC/Campinas, que realizarão esta atividade como trabalho prático de campo de um curso oferecido por integrantes do Biotupé que atuam nesta universidade, que são: Duarcides Mariosa (responsável pelo curso e coordenador científico do IQSA) e Leandro Gasparini e Alfredo Morel Jr (colaboradores e co-responsáveis eplo curso). Além destes estudantes, participarão pesquisadores residentes do Biotupé e os bolsistas e estagiários do projeto, que se integrarão a este grupo, totalizando cerca de 35 pessoas.

Biotupé atuando a 10 anos na RDS do Tupé.

 

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer