Livros fora !

 

Artigo publicado no Observatório da Universidade (http://www.observatoriodauniversidade.blog.br/Blog/blog.aspx)quinta-feira, abril 22 2010 – 12:25 –

Livros fora !

 

Luis Paulo Vieira Braga

No documento da área de avaliação Matemática, Probabilidade e Estatística da CAPES a coordenação deixa bem claro que livros estão fora: “A Matemática, Probabilidade e Estatística não utiliza Qualis de livros, por não ser este um veículo prioritário para a produção da Área.” Como se sabe a avaliação é feita exclusivamente sobre artigos publicados em periódicos de uma lista denominada Qualis na qual se ordenam as revistas científicas por categorias de importância. Mas não é sobre o Qualis de revistas que desejo refletir, e sim sobre a exclusão da produção intelectual sob a forma de livros da avaliação dos cursos de pós-graduação e suas conseqüências. Vou focalizar especialmente a área de estatística sobre a qual disponho de mais informações.

O cotidiano de um professor pesquisador ou de um pesquisador em dedicação exclusiva no Brasil não se parece em nada com o paraíso descrito no prólogo do livro de Lindley de 2006 – Entendendo a Incerteza – publicado pela Wiley: Não me lembro de ter me perguntado, ou de ter sido perguntado por outrem, se o que fazia como pesquisador era justificável. A sociedade me paga um salário que me permite ter uma vida confortável para mim e minha família, proporcionando-me tempo suficiente para pensar e escrever, sendo apreciado pelas poucas pessoas que se deram ao trabalho de ler minhas conclusões. Tempo e dinheiro são exatamente os elementos que mais faltam a quase todos aqueles que se dedicam á carreira acadêmica no Brasil. Digo quase todos, porque obviamente estou excluindo os carreiristas e os oportunistas que infelizmente existem em todas as profissões. As exigências para um pesquisador se manter nas folhas de pagamento dos órgãos financiadores são cada vez mais árduas, principalmente para jovens pesquisadores fora das principais cidades do país. O foco na publicação em revistas de alta qualidade de circulação internacional é em parte justificável, mas do modo como está sendo feita, está tornando a existência de periódicos nacionais muito difícil. Alguns deixam de existir, outros se associam a entidades internacionais para sobreviver. Nada contra a cooperação internacional no domínio da ciência ou da cultura, ela é particularmente preciosa em momentos de autoritarismo de direita ou de esquerda. Falo ainda (pela última vez) dos periódicos, apesar da promessa inicial, para realçar que o mesmo efeito está se dando no caso dos livros.

Percorrendo o programa de disciplinas de alguns bacharelados em estatística nota-se que à medida que se avança no programa do curso, autores nacionais cedem lugar aos estrangeiros. No caso da estatística, publicações de minicursos no SINAPE e no Colóquio não se tornaram livros no sentido estrito - baixa tiragem, não têm isbn, raramente são reeditados. A iniciativa da Associação Brasileira de Estatística (ABE) com o Projeto Fisher em 2004 foi de exatamente suprir essa deficiência. Entretanto, desde então só se publicaram três livros. Não acredito que isso esteja ocorrendo por causa da globalização. Há mercado para livros texto em português e há os recursos humanos e materiais para produzi-los. No entanto, à medida que o tempo é escasso e livros estão fora da carreira acadêmica segundo a CAPES, por quê escrevê-los? Ora exatamente os profissionais que estão em contacto com a fronteira da pesquisa, são os mais indicadas para produzirem livros para as disciplinas mais avançadas nos bacharelados. Mas se o fizerem, correm o risco de não produzir artigos, esses sim que contam para a carreira.

 

Evidentemente a introdução do item livros deve ser cercada de cuidados, exigir conselho editorial de qualidade, editora de âmbito nacional, e outros critérios que salvaguardariam a seriedade da produção. Renato Janine Ribeiro, ex-diretor de avaliação da CAPES, chegou a manifestar a necessidade de estruturar um Qualis livro, mas, pelo menos na Área de Matemática e Estatística a idéia não prosperou. Enquanto isso não ocorrer os livros estão fora!

 

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer