IBB111 - Inventário Florístico

2017/1 - PARNA ANAVILHANAS

A Prática de Campo da turma de 2017/2 foi realizada no PARNA Anavilhanas. O Parque Nacional de Anavilhanas desenvolve ações de apoio e fomento à pesquisas e atividades didáticas diversas. Dependendo dos recursos disponíveis, é possível custear, por meio do Programa Arpa, diárias de campo, combustível, serviços de tripulação e apoio (piloteiro, cozinheiro, mateiro e condutor), material de consumo e laboratório e material de informação e promoção para as pesquisas de interesse da UC.

Os objetivos da prática foram realizar levantamento botânico em uma área de igapó aplicando uma das técnicas de inventário florístico. Capacitar o planejamento e realização de levantamentos quali-quantitativos de vegetação. Treinar a organização e analise de dados sobre vegetação através dos principais parâmetros e índice descritores das comunidades vegetais. Conscientizar sobre a importância na realização de estudos botânicos básicos e a formação de novos taxonomistas em florestas tropicais. E promover uma atividade multidisciplinar que estimule a troca de conhecimentos entre estudantes de diferentes áreas ambientais.

Foram instaladas 4 parcelas as margens do igarapé Bariuaú (afluente do iagarapé Apuaú) em mata de igapo (baixo rio Negro) e inventariados todos os indivíduos adultos com diâmetro a altura do peito maior que 10cm (DAP>10cm). Todo material botânico fértil encontrado foi devidamente coletado e posteriormente será incorporado ao acervo do laboratório de Taxonomia – UFAM e herbário HUAM respeitando as regras de coletas para cada grupo taxonômico.  No final de cada dia todo o material foi preparado e prensado para ser colocado na estufa a gás de campo e posteriormente seguir para estufa elétrica do laboratório de botânica assim que chegarmos à UFAM. O material foi dentificado ao nível que for possível através da utilização de guias de campo levados na excursão e conferido no laboratório de botânica;

A atividade foi desenvolvida com o inventátio de 1,75 hectare de mata de igapó as margens do igarapé Bariuaú. Duas parcelas de 0,5 ha foram abertas em uma mata de agapó fina no primeiro dia de coleta (19/10), que foi inventariado nos dois dias subsequentes. Uma parcela de 0,25 ha foi aberta em um igapó mais arenoso de mata fina próximo a área das duas primeiras parcelas no terceiro dia de coleta (21/10) que foi inventariado no dia seguinte (22/10). No quarto dia de coleta (22/10) foi aberta uma parcela de 0,5 ha em mata de igapó mais grossa e densa, que foi inventariada no da seginte (23/10). A prática de campo também contou com a coleta florística em todos os dias, tanto nas matas de igapó próximas as parcelas quanto nas campinaranas a montante do igarapé Bariuaú.

A atividade das tardes era conferir o material e prensar, além de digitar os dados para chegar em Manaus com as planilhas prontas para análise dos dados levantados no programa FITOPAC. Gerada a analise fitossociológica, em seguida os alunos irão elaborar o relatório/artigo e no final da disciplina farão uma apresentação oral da experiência.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer