Terceira Expedição/vivência de Campo realizada com sucesso

 

Terceira Expedição/Vivência de Campo realizada com sucesso

 

 

O Biotupé realizou entre os dias 27-31 de janeiro a Terceira Expedição/Vivência prática de campo com alunos da PUC de Campinas.

Esta experiência começou no segundo semestre de 2009, quando o professor Duarcides Mariosa, da PUC-CAMP, e pesquisador do Biotupé, ofereceu uma disciplina para alunos de sua instituição. Nesta ocasião teve como convidados outros dois colegas do Biotupé, Leandro Gasparini e Alfredo Morel, que colaboraram na concepção e execução desta disciplina. Nesta disciplina os estudantes tiveram toda a parte teórica na própria PUC e a segunda parte foi participar diretamente de uma expedição de campo do Biotupé, para coleta de informações junto às populações que habitam a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé. Estiveram realizando trabalho em cinco das seis comunidades desta unidade de conservação (Tatulândia, São João, Livramento, Julião e Agrovila).

Na sua terceira edição a prática de campo teve a participação de 33 pessoas, sendo 15 estudantes da PUC-CAMP, 13 estudantes do Biotupé, um barqueiro e os coordenadores da expedição: Duarcides Mariosa, Leandro Gasparini, Alfredo Morel e Edinaldo Nelson. Todos estiveram a bordo de um barco, que conduziu a equipe às cinco comunidades da RDS com acesso fluvial.

Na ocasião foi feito um censo de cães e gatos, base para um trabalho conjunto com o Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Manaus; levantamento sobre a origem, usos e consumo de água na RDS; também foram realizadas duas oficinas de restituição dos resultados de pesquisa do projeto financiado pelo CNPq: “Caracterização Demográfica e Sócio-ambiental das Populações da RDS do Tupé”, encerrado recentemente e cujos resultados poderão municiar os comunitários em suas reivindicações e resolução de seus problemas.

Durante a expedição os estudantes tem contato direto com as populações ribeirinhas e sua realidade, além de conviverem com outros estudantes, de diversas origens e formações, tando da PUC como de Manaus.

A expedição foi encerrada com a entrega de certificado aos participantes, ocasião em que cada um fez uma avaliação dessa sua permanência nessas comunidades.

Neste ano de 2011, o Biotupé, completa dez (10) anos de atividades ininterruptas de ensino, pesquisa e extensão na RDS do Tupé. Acompanhe e participe dos diversos eventos que ocorrerão durante este ano em comemoração a este feito.

 

 

turma-jan-2011.jpg

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer