Tecnologia apropriada para extração de óleo de buriti

 

 Tecnologia barata e eficiente para extrair óleo de buriti

 

Tecnologia barata e apropriada para extrair óleo da polpa do fruto de buriti (Mauritia flexuosa) tem eficiência e qualidade cientificamente comprovadas.

 

 Cecília Oliveira de Carvalho em Dissertação de Mestrado defendida na tarde do último dia 8 de fevereiro de 2011, junto ao Programa de Pós Graduação em Biotecnologia e Recursos Naturais da Universidade do Estado do Amazonas, apresentou os resultados do seu trabalho com extração de óleo da polpa do fruto de buriti.

Esta Dissertação foi orientada pela Dra. Veridiana Vizoni Scudeller (UFAM), pesquisadora do Biotupé, e co-orientada pelo Dr. Ézio Sargentini Júnior (INPA).

O buriti é uma palmeira bastante conhecida na região e que ocorre naturalmente em grandes quantidades em vários locais da Amazônia. Seu fruto produz uma polpa rica em vitamina A, B e C e, ainda fornece cálcio, ferro e proteínas. Consumido comumente in natura, pode ser transformado em doces, geleias, sucos, sorvetes, picolés e licores. Sem falar de sua importância para alimentação e manutenção de vários animais silvestres.

O óleo extraído da fruta é rico em caroteno e tem valor medicinal. É utilizado tradicionalmente pelas populações que habitam o cerrado do Brasil Central como vermífugo, cicatrizante e energético natural, além de sua utilização para amaciar couro. Mas é na industria de cosméticos e produtos de beleza que se abre um caminho promissor, pois é utilizado para dar cor, aroma e qualidade a cremes, xampus, filtros solares e sabonetes.

Foram utilizados, para efeito de comparação, três métodos para extração do óleo: artesanal, prensa e utilizando um solvente químico.

A qualidade do óleo obtido com qualquer dos três métodos é boa e praticamente igual. Mas o rendimento, preço e facilidade de extração são muito diferentes dependendo do método que você for usar.

O método artesanal tradicional tem o mais baixo rendimento de todos. Na extração utilizando a prensa obteve-se um rendimento muito superior ao tradicional e praticamente o mesmo da extração feita utilizando solvente químico, que é caro e difícil de manusear sem ter um laboratório apropriado para isso.

A prensa utilizado no estudo é hidráulica e pode ser motorizada ou manual.
A prensa hidráulica manual pode ser, sem dúvida alguma, uma alternativa bastante eficiente e rentável ao método artesanal de extração de óleo e pode ser desenvolvida sem custo elevado. A utilização desse método pode viabilizar uma extração rentável de óleo, utilizando menor quantidade de frutos. Além disso, por manter todas as qualidades naturais do produto, pode-se alcançar um preço justo o que contribuiria para propiciar às populações extrativistas mais uma alternativa para geração de renda.

Cecília pretende continuar trabalhando com este fruto para viabilizar o seu aproveitamento total.

 

cecilia-defesa.jpg

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer