IBB070 - Taxonomia Vegetal (AGRONOMIA) & IBB619 - Taxonomia Florestal (ENG. FLORESTAL)
Os alunos são conduzidos ao campo acompanhados de monitores e orientados pelas professoras e técnicas em educação, para conhecer os diversos tipos de vegetação presentes na área da Fazenda, incluindo a parte de cultivadas. Durante as visitas foram instruídos a observar os caracteres morfológicos úteis para identificar as espécies de plantas e reconhecê-las em campo.
Os objetivos desta prática foram:
- Reconhecer, no campo, os diferentes tipos de vegetação da área: floresta de terra firme sobre platô, vertente e baixio, campinarana, além de vegetação secundária;
- Aperfeiçoar as habilidades em reconhecer no campo e descrever os diferentes órgãos vegetais;
- Reconhecer, por características de campo, as famílias botânicas mais importantes da flora amazônica nos diferentes tipos de vegetação da área;
- Estimular o espírito de equipe na organização e execução de trabalhos de campo.
METODOLOGIA
Foram realizadas atividades de pesquisa em campo e laboratório, em que os alunos:
- Pela manhã, coletam e observam as plantas férteis (com flores e frutos) ao longo das trilhas já existentes nos diferentes tipos de vegetação da fazenda, sempre acompanhados pelos professores e monitores; e conduziram as coletas ao laboratório montado na fazenda para observação minuciosa das estruturas.
- À tarde são feitas as descrições, ilustraçoes e identificaçõess taxonômica ao nível de família e preparação dos seminários. Os alunos são orientados a ressaltar as peculiaridades morfológicas e diagnósticas das famílias (hábito, caule, folhas, flores e frutos). Cada equipe deve preparar uma aula em PowerPoint com o material trabalhado. São orientados a construir chaves de identificação ao nível de espécie, a ser apresentado junto com as características.
- À noite deve ser apresentado o resultado da pesquisa, bem como a chave de identificação. Na terceira noite, junto com as professoras, técnica e monitores foi realizada uma atividade onde todos os alunos participaram ativamente, isto é, a partir de um quadro construídos por eles com as características das famílias que descreveram produziram uma chave de identificação nesse nível, que servirá de base para futuras aulas e projetos de pesquisa.
Todo o trabalho realizado deverá compor uma coleção de plantas da Fazenda, e será herborizado, identificado ao nível de espécie e incorporado ao Herbário HUAM, desta Universidade. Todas as atividades comporão notas (médias parciais e final) para as duas disciplinas.
2018/1