Ensino Médio chega a Comunidade São João

Por Douglas Reis, Francimar Barbosa,
Luiz Marinho e Aline Batista

Chegou este mês em nossa comunidade o tão esperado ensino médio. São 25 estudantes matriculados que assistem aula por meio de telão, com transmissão via satélite. Essa novidade faz parte do “Projeto Ensino-médio Presencial com Mediação Tecnológica”, implantado pela Secretaria de Educação do Estado – SEDUC.
São 20 professores, dois por matéria, que dão aulas em Manaus, das 7h as 10h, e podem ser vistos por meio de telão em quase todo o Amazonas. Durante a aula, o aluno pode interagir, conversar com os professores, tirar suas dúvidas e pedir esclarecimentos, através do sistema de microfone e câmera, com imagens ao vivo.
Os professores do projeto ficam na Escola Estadual Vicente Teles, explicando e disponibilizando textos com perguntas, que são respondidas e repassadas para o professor em sala de aula na comunidade, a chamada dinâmica local.

As aulas começaram no dia 09 desse mês e em nossa comunidade a inovação foi recebida com bastante entusiasmo e muita expectativa. De acordo com a diretora da Escola Municipal São João, Delci Freire, “este projeto é muito importante, porque também promove a integração dos alunos, sendo possível acompanhar os estudantes da zona urbana. Uma oportunidade única”.

Para a professora em sala de aula, Erenildes da Silva, esse acesso é muito bom, pois dará oportunidade dos comunitários arranjarem emprego, uma vez que as empresas exigem segundo grau, sem falar na possibilidade de ser trazido o 3º grau (universidade), através da Universidade Estadual do Amazonas, caso os comunitários apresentem bons resultados em todo o Amazonas

Seu Dorval, aluno e um dos que contribuiu pela conquista, através do Fórum Permanente em Defesa das Políticas Públicas e Ambientais das Comunidades Rurais Ribeirinhas de Manaus - FOPEC, diz que “o projeto veio ajudar a todos os amazonenses, devido a grande dificuldade de encontrar professores para lecionar nos interiores”.

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer