Redesenhando Políticas Públicas para Unidades de Conservação e X Workshop anual do Biotupé
Redesenhando Políticas Públicas para Unidades de Conservação e X Workshop anual do Biotupé
Promover o encontro dos moradores de unidades de conservação de uso sustentável com o poder público em geral, administradores dessas unidades e a comunidade científica para discutir em conjunto as políticas públicas, tanto as que já existem, quanto a necessidade ou não da implementação de outras, o Projeto Biotupé estará promovendo um evento nacional com esse objetivo, chamado “Redesenhando Políticas Públicas para Unidades de Conservação”, juntamente com o X Workshop Anual do Biotupé, de 12-15 de outubro de 2011, em Manaus.
A convivência harmônica entre populações humanas e o ambiente e seus recursos em unidades de conservação de uso sustentável tem sido apontado como um dos principais desafios a ser enfrentado.
Estas populações, gestores, poder público de todas as esferas envolvidos necessitam de informações confiáveis e com qualidade para balizar tomada de decisões. Pesquisadores muitas vezes se ressentem da existência de uma metodologia que dê conta de toda complexidade e diversidade envolvidas nestas situações.
Trabalhando a 10 anos na RDS do Tupé, a equipe do Projeto Biotupé desenvolveu e, testou em campo,uma metodologia que poderá contribuir para minimizar esta carência e propõe que seja a pesquisa científica com seus resultados um dos principais norteadores no planejamento e execução de políticas públicas em unidades de conservação desta categoria, que foram e são criadas exatamente para permitir esta convivência.
O passo seguinte será discutir essa proposta com as populações desse tipo de unidade de conservação com gestores e tomadores de decisão do poder público municipal, estadual e federal, além de pesquisadores envolvidos com a temática.
A idéia é discutir possibilidades reais de redesenhar e implementar políticas públicas que viabilizem viver com qualidade nestas áreas, usando os recursos naturais de forma que essa convivência sustente a perenidade da vida, encontrada nessas unidades, com toda sua diversidade e complexidade.