Skip to main content

Neotropical Copepoda Database

Já está disponível o banco de dados de espécies de Copepoda de Diaptomidae, Pseudodiaptomidae e Centropagidae da região neotropical. Estas informações podem ser encontradas no site Neotropical Copepoda Database: http://neocop.biotupe.org/

Neste banco é possível encontrar as espécies válidas dessas famílias, sinonimos, ocorrência e literatura a respeito delas.

O QUE É COPEPODA?

Copépodos são crustáceos aquáticos. São parentes dos caranguejos e camarões, mas de tamanho microscópico. São os mais numerosos metazoários (=animais multicelulares) das comunidades aquáticas marinhas e de água doce e que apresentam o maior número de espécies. Eles são considerados o mais abundante grupo de organismos multicelulares sobre a Terra, sobrepujando em número até mesmo os insetos, que incluem muito mais espécies, porém menos indivíduos.

PORQUE CRIAR ESTE SÍTIO?

A inexistência de textos de divulgação sobre Copepoda em português foi uma das principais motivações para a confecção deste sítio. Além disso, como a grande maioria da literatura científica sobre estes organismos é publicada principalmente na língua inglesa, ou quando existe em português, mesmo assim continuam sendo de difícil compreensão pelo público em geral e estudantes interessados em se iniciar no assunto. Isto também nos levou a decidir redigir o texto apenas na língua portuguesa.

Divulgar conteúdo