Tese de Doutorado Finalizada

APRESENTAÇÃO PÚBLICA DE TESE DE DOUTORADO

Hoje as 9:00 horas o então estudante de doutorado do Curso de Biologia de Água Doce e Pesca Interior do INPA-Manaus, Elvis Vásquez Rimachi, apresentou seu seminário público de doutorado. esta é a penúltima etapa para que o estudante receba seu título de doutor. A última etapa será incorporar as correções da banca examninadora que foi formada por 7 pesquisadores doutores de vários locais do Brasil e Exterior. Pelos parecereces recebidos o candidato teve sua tese aprovada.

O seminário tem o objetivo de apresentar ao público o trabalho do estudante. O título da tese é :

“ESTRUTURA E DINÂMICA DE ROTÍFEROS (ROTIFERA) EM VÁRIOS MICROHABITATS DE UM LAGO DE ÁGUA PRETA (LAGO TUPÉ), NA AMAZÔNIA CENTRAL, BRASIL”

Neste estudo foram realizadas amostras para capturar o maior número possível da comunidade de rotíferos do lago Tupé e, assim, ter uma estimativa mais próxima da realidade sobre a diversidade desses organismos neste ambiente, que paradoxalmente, por ser de águas pretas, tem sido considerado como um ambiente "pobre". Foram encontradas 169 táxons, sendo 132 novos registros para o lago Tupé. Este é, portanto, o terceiro maior número de espécies desses organismos encontrado no Brasil, em estudos que tiveram metodologia semelhante, principalmente quanto aos hábitats amostrados.

Deve-se também levar em consideração, ao comparar este número com os obtidos em outros estudos prévios, o fato de que, tradicionalmente, as amostragens desses organismos vinham sendo feitas apenas na região limnética de lagos e reservatórios, ou seja, onde tem se verificado que existe menor diversidade desses organismos. A novidade reside no fato de serem amostrados, além da região limnética, vários outros hábitas como o fundo do lago, sedimento, macrófitas, serapilheira (restos vegetais) inundada e igapó.

Estes organismos são importantes no ambiente aquático das águas interiores porque eles servem de alimento para uma série de outros organismos, isto significa que ele é um importante elo de transferência de energia para outros níveis das cadeias tróficas existentes nesses ambientes. Além disso, entender a história e o comportamento dessas comunidades nos permite fazer inferências sobre a saúde dos ambientes aquáticos e sobre o efeito das várias ações que estes vem sofrendo ao longo dos anos com o avanço da indsutrialização, desmatamento e urbanização.

Elvis Vásquez é o segundo estudante de doutorado ligado ao Projeto Biotupé, com especialidade em biologia aquática, a se titular este ano. Além dele, o Dr. André Ricardo Ghidini, especialista em cladóceros (microcrustáceo aquático) defendeu sua tese este ano.

Elvis-Vasquez.JPG

Theme by Danetsoft and Danang Probo Sayekti inspired by Maksimer